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Vendas do Grupo PSA recuaram 28% em 2020 com relação ao ano anterior

Grupo registra quedas acentuadas na China, Europa e América Latina


REDAÇÃO AB

As vendas do Grupo PSA recuaram 28% em 2020 com relação ao ano anterior, como reflexo do forte impacto da crise pandêmica nos negócios da companhia, que reúne as marcas Peugeot, Citroën, DS, Opel e Vauxhall. Juntas, elas emplacaram pouco mais de 2,5 milhões de veículos em todo o mundo contra os 3,5 milhões de unidades registradas no ano anterior.

Em seu balanço comercial de 2020, a companhia destacou o esforço das equipes de vendas para reforçar o atendimento online, principalmente na Europa, decorrente das limitações impostas pela quarentena. Segundo a PSA, suas marcas alcançaram uma média de 4 mil veículos/mês vendidos via e-commerce no segundo semestre do ano passado. A companhia fechou o ano com 40 mil unidades negociadas por canais digitais. A meta, determina a PSA, é atingir 100 mil vendas digitais na Europa em 2021.

“Em 2020, um ano marcado pela crise da Covid-19, nossas equipes em todo o mundo mostraram seu espírito combativo e continuaram a oferecer modelos limpos, seguros e acessíveis para nossos clientes. Estar em conformidade em relação às metas europeias de CO2 desde o primeiro dia está na base de nosso compromisso ético. Antes de começar a nova jornada com a Stellantis, gostaria de parabenizar todas as equipes por essas conquistas”, afirmou Carlos Tavares, presidente mundial do Groupe PSA.

O executivo se referiu ao avanço da linha de veículos híbridos plug-in ou totalmente elétricos. Juntas, as empresas fecharam 2020 com 17 modelos eletrificados e a expectativa é lançar mais seis até o fim deste ano.

PSA TEM QUEDA DAS VENDAS NOS PRINCIPAIS MERCADOS

A PSA foi fortemente impactada pela crise do coronavírus em todos os seus principais mercados. Na Europa e América Latina o grupo registrou queda de quase 30% em ambos os locais, mas foi na China que a companhia viu seu pior índice de vendas do ano, encerrando 2020 com retração de quase 60%, com apenas 45,9 mil unidades.

Na região que compreende Índia e Ásia Pacífico, as vendas diminuíram 6,6%. Contudo, o grupo contabilizou crescimento em áreas como Oriente Médio e África, cuja alta foi de 20%, somando 197,1 mil emplacamentos, além da alta de 13,7% vista na Eurásia, com 17,7 mil veículos.

Na América Latina, as marcas do Grupo PSA venderam 95,3 mil veículos no ano passado, volume 29,7% abaixo do registrado em 2019. Todas as marcas registraram vendas menores na região Peugeot (-23,4% / 63,2 mkil), Citroën (-40,3% / 30,5 mil), DS (-40,8% / 488 unidades) e Opel Vauxhall (-3,5% / 1.056 unidades).

A Europa, que concentra o maior volume de vendas do Grupo PSA em todo o mundo, fechou o ano em queda de 29,7% - por lá, os licenciamentos ficaram em 2,1 milhões.

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