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Renault é mais uma montadora a oferecer um programa de carro por assinatura no Brasil

Concessionárias da marca já têm carros para alugar; planos partem de R$ 869 por mês


REDAÇÃO AB

Seguindo o plano de expandir suas atividades com foco na oferta de mobilidade, a fabricante lançou o Renault On Demand, que será administrado pelo Banco RCI, braço financeiro da Aliança Renault-Nissan e que opera há mais de 20 anos no País.

De acordo com Enrico Rossini, diretor geral do banco, o programa da Renault é uma evolução do Loopster, programa piloto de automóveis por assinatura que foi implantado em março de 2020 e que conta com aproximadamente 200 clientes. Assim, o Renault On Demand surge já testado na prática e, em tese, com falhas já corrigidas.

O serviço já está sendo oferecido na maioria das concessionárias da marca em todo o País, e segundo Bruno Hohmann, vice-presidente comercial da Renault do Brasil, só não está em todas as revendas porque algumas oferecem outros serviços semelhantes. Mesmo assim, o executivo afirmou que isso pode ocorrer em cidades com mais de uma revenda, ou seja, se o cliente não encontrar o On Demand em uma loja, basta se dirigir a outra.

Como em outros programas similares, o Renault On Demand tem a comodidade como principal vantagem, já que disponibiliza veículos novos e com diversos serviços incluídos no valor da mensalidade, como documentação, seguro, serviço de assistência 24 horas e manutenção (revisões preventivas e troca de peças de desgaste natural, incluindo pneus). Os planos são de 12, 18, 20 ou 24 meses com opção de 500, 1 mil, 1,5 mil e 2 mil quilômetros mensais. Essas alternativas, segundo o vice-presidente comercial da Renault, foram criadas de acordo com a experiência da empresa nas avaliações e valem tanto para clientes individuais (pessoa física) quanto para empresas.

PLANOS POR MENOS DE R$ 30 AO DIA

Da mesma forma, segundo Hohmann, os testes indicaram que os modelos mais indicados para serem oferecidos no Renault On Demand são o Kwid 1.0 (nas versões Zen e Outsider), Stepway 1.6 Iconic e Duster Iconic – estes dois com câmbio CVT. O plano mais acessível é o Smart, que oferece o Kwid Zen por 20 meses e 500 km mensais por R$ 869 – “menos que R$ 30 por dia”, como frisou Hohmann. Já o plano mais caro é o do Duster, que custa a partir de R$ 1.699 por mês. O prazo máximo para entrega dos veículos é de 35 dias.

Ao final do contrato, o cliente pode devolver o carro e fazer uma nova assinatura ou adquirir o veículo, mas o executivo da Renault acredita que a maior parte dos clientes deve optar por um novo plano. Os carros devolvidos no fim dos contratos pertencerão às concessionárias onde foram retirados.

Perguntado sobre metas ou perspectivas de participação de mercado, Hohmann foi objetivo: “Não tem como eu projetar nenhum desses números, pois ninguém sabe o tamanho desse mercado no Brasil, ele está começando agora”, afirmou. Mesmo assim, o executivo disse que a empresa pretende ampliar a gama de veículos disponíveis para assinatura em breve, inclusive com um modelo elétrico. “Acreditamos que muita gente deixou de usar o carro próprio e optou por serviços por aplicativo antes da pandemia e agora quer ter um veículo de novo, mas não necessariamente um próprio. O serviço de assinatura pode ser a melhor opção para esse consumidor”, explicou.

Para contratar o serviço, o interessado pode acessar a página ondemand.renault.com.br, preencher o cadastro e fazer sua opção. Todo o negócio é feito on-line e o cliente também pode incluir entrega do veículo em casa, instalação de película de proteção e/ou solar e um seguro de proteção financeira, para casos de desemprego, invalidez ou morte. Por fim, apesar de o Grupo Renault ter lançado a Mobilize, nova marca de serviços de mobilidade, Hohmann explicou que o Renault On Demand segue como um serviço da montadora no País, ao menos por enquanto.

“Estamos acelerando a transformação da Renault do Brasil e queremos ser a referência em mobilidade no País”, disse Bruno Hohmann, vice-presidente comercial da Renault do Brasil.
 

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