Eaton vem adotando tecnologias para manter a produtividade da equipe de P&D durante a pandemia
Automotive Business -
Empresa utiliza realidade aumentada e impressão 3D para os desenvolvimentos
REDAÇÃO AB
A Eaton vem adotando tecnologias para manter a produtividade da equipe de P&D durante a pandemia. Graças ao uso de ferramentas como realidade aumentada e impressão 3D, a companhia mantém três turnos de trabalho em seu centro de tecnologia da América do Sul, localizado na planta de Valinhos (SP). O local conta com uma estrutura de 3 mil m² com bancadas de testes, laboratório de instrumentação, área de garagem e prédio de estocagem de protótipos.
“Durante esse período, como existe o cuidado para evitar viagens, utilizamos o recurso da realidade aumentada: engenheiros daqui do Brasil foram capazes de apresentar peças em detalhes e fazer validações com times de clientes na América do Norte, por exemplo e esse foi um recurso primordial para manter a produtividade e os prazos”, comenta Patrícia Lombardi, gerente da engenharia de testes da Eaton.
Ela indica que a tecnologia abriu portas e oportunidades de negócios para a empresa, uma vez que validações, avaliações internas e externas, montagem e desmontagem de peças podem ser mais ágeis e com a mesma eficácia. Antes desse novo processo, era necessário um período maior de tempo para a chegada de peças que vinham de outros países por questões logísticas.
“Agora com a ajuda da realidade aumentada conseguimos dar treinamentos e fazer contato instantâneo com o cliente. Sem dúvida esse processo veio para ficar e permitirá aumentar ainda mais nosso alcance e expandir nossa atuação para outros países. Transformamos nosso espaço de testes em um verdadeiro estúdio de TV, com uma estrutura de câmeras e tudo o que é necessário para ter uma qualidade ainda melhor no vídeo”, finaliza Patrícia.