Publicidade

Meritor Brasil anuncia lançamento de novo eixo traseiro mais leve e robusto

MS-160 EVO foi desenvolvido tendo como meta a otimização e a integração de componentes fundidos


REDAÇÃO AB

A Meritor Brasil, principal fabricante de eixos trativos do País, apresentou na quarta-feira, 20, o MS-160 EVO, eixo traseiro de simples redução para aplicações de até 45 toneladas e que, como o nome indica, é derivado do MS-160, modelo de grande representatividade da empresa no mercado global. O novo componente recebeu diversos aprimoramentos, ficou mais leve e robusto, além de apresentar novo design que atende às necessidades do segmento de pesados. A previsão é que o novo componente entre em produção no segundo trimestre deste ano.

“O MS-160 EVO surgiu da necessidade de entregar ao cliente um produto mais robusto e competitivo, alinhado às necessidades e tendências das montadoras em ter produtos mais leves e eficientes com a mesma entrega técnica”, explicou Fábio Brandão, gerente sênior de engenharia de produto da Meritor Brasil. “O sucesso deste projeto se traduz em muito trabalho, pesquisa de mercado e com os nossos clientes em suas particularidades de aplicações”, acrescentou.

Os engenheiros da Meritor iniciaram o desenvolvimento do MS-160 EVO tendo como meta a otimização e a integração de componentes fundidos. Assim, por meio do conceito Power Density foi possível projetar um design mais robusto e sem fixadores, ao integrar a caixa do diferencial com a do pinhão, o que permitiu reduzir o número de componentes, aumentando a confiabilidade do produto e mantendo a bem-sucedida entrega técnica do modelo antecessor.

DESENVOLVIMENTO 100% BRASILEIRO

Graças a essas melhorias, a equipe de engenharia da Meritor Brasil conseguiu fazer o MS-160 Evo pesar 52 kg – o que corresponde a uma redução de 22 kg em relação ao eixo anterior. Além disso, foi desenvolvida uma nova caixa satélite, que proporciona uma melhora significativa na lubrificação do novo eixo.

“Trata-se de um produto que garante maior disponibilidade do veículo em operação, bem como maior vida útil do sistema, devido a eliminação da caixa do pinhão”, explica Fábio Brandão. O MS-160 Evo é mais um equipamento totalmente desenvolvido no Brasil, desde a sua concepção até a validação e a homologação, resultado do trabalho dos profissionais nos laboratórios da Meritor, localizado em Osasco (SP).

Publicidade