TE Connectivity premia a sua filial brasileira no prêmio global de inovação TE Best Practice Award
Automotive Business -
Projeto de câmeras de alta precisão em processo produtivo reduz margem de erro de produção
REDAÇÃO AB
A TE Connectivity premiou a sua filial brasileira no prêmio global de inovação TE Best Practice Award, reconhecimento mensal para os projetos de inovação e pelo qual concorrem todas as unidades da companhia no mundo. O projeto premiado foi o Inspeção de Terminais – Sistema de Visão por Câmeras, que utiliza câmeras de alta precisão capazes de fazer até duas mil inspeções por minuto no processo de fabricação de terminais dedicados à indústria automotiva, eletrônica e de eletrodomésticos tanto para o mercado interno como externo.
O projeto, que teve um investimento de apenas US$ 43 mil, foi criado pelos engenheiros de manufatura da TE, Rafael Vaz, Jackson Oliviera, Marcelo Silveira e pelo supervisor de engenharia de manufatura Tyrone Hewitt.
A TE conta com 20 prensas de alta precisão em sua fábrica brasileira de Bragança Paulista (SP), com alta velocidade de processamento e que produzem cerca de 240 milhões de terminais/mês. Em dois desses equipamentos, foram instaladas as câmeras de inspeção de terminais do sistema de visão. Os engenheiros da TE detectaram que o sistema tradicional não é capaz de inspecionar micro falhas de solda a laser. As peças consideradas ruins dependem de verificação manual dos operadores, procedimento que pode estar sujeito a erro humano.
“Tivemos muitos benefícios com as câmeras de alta eficiência para a inspeção de solda, como por exemplo, o corte e separação automática de peças ruins. O principal ganho está na qualidade do produto, evitando eventuais reclamações de cliente ou gastos com seleção de peças. Como o sistema é mais eficiente e permite maior produtividade das máquinas, iremos construir mais equipamentos para atender as demais prensas e já temos até demanda das demais unidades da TE em outros países, como nos Estados Unidos”, pontua Paulo Trevisan, gerente de engenharia de manufatura da TE.
Segundo o executivo, a solução será exportada para outras unidades da empresa no mundo, incluindo a TE dos Estados Unidos, que já encomendou cinco unidades do equipamento.