Volkswagen anuncia a produção do seu modelo 100% elétrico ID.3 na "Fábrica Transparente" de Dresden, na Alemanha
Automotive Business -
Modelo 100% elétrico começou a ser feito na moderna unidade alemã, que vai se tornar a “casa da linha ID”
REDAÇÃO AB
A Volkswagen anunciou na sexta-feira, 29, que começou a produzir o seu modelo 100% elétrico ID.3 na "Fábrica Transparente" de Dresden, na Alemanha. A unidade é conhecida por permitir que visitantes acompanhem o processo de fabricação dos veículos, além de ser usada como local de entrega de alguns modelos aos clientes. A planta é a quarta da VW no mundo devidamente adaptada para produzir modelos elétricos baseados na plataforma modular elétrica MEB e a segunda na Alemanha a fabricar o ID.3 (a primeira foi a de Zwickau).
O objetivo é transformar a Fábrica Transparente na “casa dos modelos da linha ID”, proporcionando aos visitantes e clientes experiências que vão além do acompanhamento da produção.
“A Volkswagen continua em sua ofensiva elétrica e além dos novos modelos pensamos na transformação da rede global de produção; já convertemos Dresden na nossa quarta unidade para a linha ID e plataforma MEB”, disse Thomas Ulbrich, membro do conselho de administração da fabricante responsável por mobilidade elétrica. “Ao mesmo tempo, estamos ampliando a produção na fábrica de Zwickau e em nossas duas unidades na China a cada semana. Com isso, reafirmamos nossa ambição de assumir o posto de líderes globais em mobilidade elétrica”, afirmou.
A transformação da fábrica de Dresden vai permitir criar ou expandir outras áreas de negócios, segundo a empresa. Hoje, a instalação possui 380 funcionários destinados a atividades como entrega de veículos e monitoramento de visitantes, e esse número deve aumentar para acompanhar o crescimento das atividades. As entregas, por exemplo, deverão passar de 5 mil este ano (foram menos de 4 mil em 2020), e a meta é ultrapassar 9 mil veículos entregues por ano em 2022.
Desde que foi inaugurada, em 2001, a Fábrica Transparente de Dresden produziu os luxuosos modelos VW Phaeton (de 2001 a 2016), Bentley Flying Spur (nos períodos de 2005 a 2006 e 2013 a 2014) e, desde 2017, o e-Golf. O hatch elétrico, aliás, marcou a conversão da unidade no Centro de Mobilidade do Futuro, reunindo laboratórios, áreas de testes e de pesquisas. Agora, o local está passando por nova transformação, para ser a “casa dos modelos da linha ID”.