Stellantis celebra 20 anos da fábrica de Porto Real e anuncia produção de um novo veículo na unidade
Automotive Business -
A novidade deverá ser um SUV compacto que irá suceder o Citroën C3.
REDAÇÃO AB
Ao comemorar o aniversário de 20 anos da fábrica de Porto Real (RJ) – inaugurada em 2001 pela PSA –, a Stellantis anunciou na que irá produzir um novo veículo na unidade a partir do segundo semestre deste ano, sobre a variante da plataforma global CMP – a mesma que já equipa o novo Peugeot 208 produzido na Argentina. A novidade deverá ser um SUV compacto que irá suceder o Citroën C3.
A fábrica Sul-Fluminense foi a primeira da PSA no Brasil, iniciou a operação há duas décadas produzindo os modelos Peugeot 206 e Citroën Xsara Picasso. A partir de 2002 começou a fabricar motores. Duas décadas depois, a planta soma mais de 1,7 milhão de veículos e 2 milhões de motores produzidos. A unidade tem capacidade instalada para 150 mil veículos/ano em dois turnos, mas atualmente trabalha com elevada ociosidade, em apenas um turno com 1,4 mil empregados.
Estão em produção em Porto Real no momento o Peugeot 2008 e os Citroën C3, Aircross e C4 Cactus, todos sob plataforma antiga da PSA que está em processo de substituição pela CMP na Europa, onde um novo 2008 está sendo lançado, mas que segundo a empresa seguirá sendo aplicada por aqui com a continuidade dos modelos em fabricação, mesmo após a fusão com a FCA na Stellantis, que planeja reduzir e compartilhar o número de plataformas globais do grupo.
“Ao longo dessas duas décadas, a fábrica de Porto Real tem recebido investimentos constantes em processos e sistemas de produção e no desenvolvimento de pessoas e talentos, a fim de levar o melhor em qualidade a seus consumidores”, disse Antonio Filosa, que era o presidente da FCA Latam e desde o início deste ano, com a fusão, tornou-se presidente da Stellantis para a América do Sul. “Além disso, com sua grande vocação exportadora, a planta tem gerado importantes divisas para a região Sul-Fluminense e para o País, sendo ainda um importante polo gerador de renda e de emprego para toda a cadeia automotiva local”, acrescentou.
De acordo com a empresa, a implantação da variante da plataforma CMP no complexo de Porto Real exigiu investimentos de R$ 220 milhões na unidade desde 2019 e acelerou a modernização que já vinha ocorrendo no local há algum tempo. A nova estrutura pode ser usada como base para hatches, sedãs e SUVs compactos e médios e ainda tem a vantagem de poder acomodar sistemas de propulsão convencionais (a combustão) e elétricos.
“Entre 2016 e 2018 investimos cerca de R$ 580 milhões para manter a fábrica de veículos de Porto Real cada vez mais moderna e dotada de alta competitividade, com a adoção de inéditos processos industriais e de várias novas tecnologias em preparação para o lançamento do Citorën C4 Cactus”, recordou Jean Mouro, vice-presidente sênior de operações da América do Sul. “Em 2019, essa transformação se acelerou com o lançamento do novo Peugeot 2008; como resultado, em 2020 Porto Real chegou a figurar por duas vezes como a Top 1 no ranking mensal mundial de qualidade envolvendo todas as fábricas da empresa (PSA) antes da fusão que originou a Stellantis”, completou.