Fenabrave divulga o balanço mensal de vendas de caminhões
Automotive Business -
De acordo com a Fenabrave, alta foi de 1,1%; já em relação a dezembro houve queda já esperada de 24,7%
WILSON TOUME, PARA AB
A Fenabrave, entidade que reúne as concessionárias de veículos do País, divulgou na terça-feira, 2, seu balanço mensal de vendas de caminhões. De acordo com o relatório, o segmento fechou janeiro com vendas totais de 7.262 veículos, o que corresponde a um leve crescimento de 1,1% em relação ao mesmo mês de 2020, quando foram licenciados 7.181 unidades. O comunicado da entidade destaca que o setor de caminhões vem atendendo à forte demanda por veículos novos praticamente sem estoques.
“O setor de caminhões, assim como os demais segmentos, vêm enfrentando a escassez de componentes, que limitam a oferta. Observamos que a demanda se mantém aquecida, tanto pelos resultados das commodities, quanto pela boa oferta de crédito para o segmento; já se trabalha com a programação de entrega, de alguns modelos de caminhões, para o mês de julho”, declarou Alarico Assumpção Jr., presidente da Fenabrave.
Se o resultado do segmento foi positivo em relação a janeiro de 2020, a comparação com dezembro passado mostra queda de 24,7%, já que foram emplacadas 9.639 unidades no último mês do ano passado. É importante lembrar, contudo, que esse recuo já era esperado, não só pelo fato de o período do fim de ano tradicionalmente registrar melhores resultados, mas principalmente pelo fato de dezembro passado ter sido não apenas o melhor mês de 2020, como também por ter registrado números melhores até do que na época antes da pandemia, com alta de 15,7% em relação a dezembro de 2019. Com esse desempenho, janeiro de 2021 ocupa a 9ª colocação no ranking histórico, que classifica todos os meses de janeiro, desde 1957 no segmento de caminhões.