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Grupo Charrua decide usar gás em 100% de sua frota

Após testar um R 410, transportadora decidiu usar o mesmo combustível gasoso que transporta


REDAÇÃO AB

A transportadora Charrua Gás decidiu usar só o combustível que transporta em 100% de sua frota. Após realizar testes de seis meses com um Scania R 410, a empresa encomendou mais seis caminhões movidos a metano (ou biometano), que vão atender as demandas de clientes no Rio Grande do Sul, como indústrias e postos de combustível. A negociação foi feita pela Casa Scania Brasdiesel e a entrega dos novos cavalos mecânicos deverá acontecer até o fim deste primeiro trimestre. Estão nos planos comprar mais unidades alternativas ao diesel para a Transportadora Arco, integrante do mesmo grupo da Charrua.

“Receber as novas encomendas do Grupo Charrua nos traz ainda mais certeza de que a nossa solução é a ideal para o mercado brasileiro. A retomada verde nos negócios aumentará ao longo dos próximos anos e o cliente encontra todo o apoio da solução completa pela Scania”, afirmou o diretor de vendas de soluções Silvio Munhoz.

A Scania começou em 2020 a produzir na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) versões a gás de sua nova geração de caminhões, lançada um ano antes. Com a proposta de reduzir significativamente as emissões de poluentes e CO2 sem as complicações da eletrificação, os veículos de carga movidos a metano ou biometano têm atraído a atenção de grandes embarcadores que têm políticas ambientais de reduzir sua pegada de carbono em toda sua cadeia de valor, incluindo os fornecedores de transporte. A Scania já tem em carteira 10 transportadoras que encomendaram modelos a gás para atender demandas de clientes como Ambev, Femsa, JBS, Nespresso, Pepsico e L’Oreal.

“O gás é o futuro. Hoje a Charrua Gás é a única empresa com operação de transporte de gás natural no Brasil que carrega gás com caminhão movido 100% pelo combustível gasoso. Com os novos seis modelos tornamos a operação totalmente limpa”, afirma Flavio Aluísio Rudiger, diretor de logística e transportes do Grupo Charrua. Ele acrescenta que também está nos planos o uso do biometano e do gás natural liquefeito em suas frotas, ambos compatíveis com a motorização a gás oferecida pela Scania.

De acordo com Rudiger, muitas empresas estão procurando a Charrua para ver os resultados do caminhão a gás e planejar as próximas compras. “É uma tendência de não mais priorizar o diesel. Por exemplo, empresários que fazem transporte de celulose para exportação estão sendo incentivados a usar soluções mais sustentáveis. Após nosso relato, estão dando os primeiros passos para implementar a solução a gás”, conta.
 

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