Cummins Filtros recebe novos maquinários robotizados e produção cresce 38%
Automotive Business -
Processo de transbordo da linha de filtros blindados na fábrica da Cummins em Guarulhos
REDAÇÃO AB
A Cummins Filtros investiu em 2020 cerca de R$ 2 milhões em automação, localização de peças, novos ferramentais e controles, elevando a qualidade e a capacidade da operação em sua unidade fabril de Bonsucesso, em Guarulhos (SP). As melhorias também foram voltadas à segurança e bem-estar dos colaboradores. Apesar do momento conturbado, a divisão conseguiu aumentar em 38% sua produção no ano passado, conforme o previsto em outubro (leia aqui).
Entre os novos ferramentais adquiridos, destaque para o novo cortador de plisses automático dedicado a linha de filtros de ar. A aquisição de equipamentos permitiu à Cummins Filtros, fabricante dos produtos Fleetguard, produzir com parceiros nacionais juntas, tampas roscadas e retentores, componentes utilizados nos filtros blindados.
“Parte dos investimentos também foi dedicada à central de resíduos e atualização do maquinário de dosagem de poliuretano, agora mais moderno. Com o foco total em segurança, também restringimos a movimentação de empilhadeiras na área da manufatura, com a aquisição de novas soluções de movimentação interna de matéria-prima”, informa Gustavo Teixeira, supervisor de Operações da Cummins Filtros.
ROBOTIZAÇÃO AUMENTA EFICIÊNCIA E SEGURANÇA
A automação atingiu várias áreas da produção. O processo de transbordo dos produtos da linha de filtros blindados Fleetguard, composta por filtros de combustível, separador de água, lubrificante e água está robotizado; recebeu equipamento capaz de transportar de forma automática os produtos da esteira para o carrossel de pintura. A estação agora conta com maior capacidade, de 1,3 mil peças por hora (contra mil da fase anterior, quando era operada por um colaborador). A robotização eliminou riscos ergonômicos, além de elevar a segurança no setor.
A pandemia provocada pela Covid-19 exigiu novos controles de acesso para restrição da quantidade de pessoas em determinados espaços da fábrica, com alarme sonoro e visual. Um totem de controle de temperatura e sensor de dosagem de álcool em gel foi instalado no ano passado na entrada da fábrica para a triagem de 100% dos colaboradores e visitantes.