Scania agrega mais um sistema à linha 2021/2022 de sua nova geração de caminhões para potencializar a redução do consumo de diesel

Sistema opcional suaviza as acelerações para reduzir consumo de diesel da nova geração


REDAÇÃO AB

A Scania agregou mais um sistema à linha 2021/2022 de sua nova geração de caminhões (lançada no Brasil em 2019) para potencializar o principal diferencial competitivo do produto: a redução do consumo de diesel. Segundo promete a fabricante, a aplicação do novo “acelerador inteligente” em qualquer um dos modelos pode agregar 5% adicionais em economia, elevando assim a diminuição do gasto de combustível de 15% para 20% na comparação com a família de veículos que antecedeu a atual.

O Acelerador Inteligente Scania está disponível como opcional para todos os modelos da nova geração, inclusive os fora de estrada. As encomendas já podem ser feitas na rede de concessionárias Scania, com entrega prevista a partir de agosto deste ano. “A nova geração é a melhor máquina de economia de combustível da história da Scania. Com o acelerador inteligente subimos a um patamar que nos distancia ainda mais da concorrência”, afirma Silvio Munhoz, diretor de vendas de soluções da Scania no Brasil. “Com as margens do custo do transporte cada vez mais apertadas será um diferencial substancial na sustentabilidade do negócio. O cliente vai comprovar uma rentabilidade nunca antes vista no mercado”, garante.

CONTROLE ELETRÔNICO DE ACELERAÇÃO

Baseado na análise do peso do veículo, da posição do pedal do acelerador e deslocamento, o controle eletrônico do acelerador inteligente suaviza os movimentos bruscos da aceleração para evitar o desperdício de combustível. “Dessa forma, o caminhão é conduzido de forma mais confortável e econômica, também preservando outros componentes do trem-de-força e dos freios. O sistema trabalha de forma automática e desativa quando o motorista pressiona o acelerador até o fundo (kickdown), entendendo que o condutor precisa de toda a potência naquele momento. Ao soltar o pedal, o sistema volta a controlar a aceleração”, explica Paulo Genezini, gerente de pré-vendas da Scania no Brasil.

Ele acrescenta que o acelerador inteligente funciona melhor, economiza mais, em rotas com muitas alternâncias de velocidade, tráfego intenso e em veículos não totalmente carregados ou vazios. O efeito é reduzido em percursos com velocidades constantes. Segundo a Scania, a economia adicional de 5% do sistema foi aferida em aplicações rodoviárias de transporte de grãos, carga frigorificada, combustíveis e outros, somando 500 mil quilômetros rodados em testes de campo realizados com clientes, em várias condições e operações, com cavalos mecânicos 6x4 e 6x2 puxando carretas tipo “vanderleia” e LS (três eixos), composições nove eixos (rodotrem).

Segundo a Scania, os 20% de economia de combustível que a nova geração de caminhões pode alcançar estão baseados em um conjunto de sistemas que controlam o veículo, dividido da seguinte forma: motor Euro 5 com sistema de injeção de alta pressão (8%), aerodinâmica externa aprimorada da cabine (2%), otimizações da caixa de câmbio automatizada Scania Opticruise (2%), controle de velocidade de cruzeiro preditivo baseado em mapa topográfico com navegação por GPS Scania Actcruise (3%) e os 5% do Acelerador Inteligente. O Actcruise foi introduzido na linha 2020/2021 e já é item de série em todos os modelos da linha.
 

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