Volvo Cars registra seu melhor resultado de vendas no segundo semestre de 2020
Automotive Business -
Bom resultado se deu principalmente por conta da alta demanda pelos veículos eletrificados da marca
REDAÇÃO AB
A Volvo Cars comunicou que obteve seu melhor resultado de vendas no segundo semestre de 2020, com receita de 151 bilhões de coroas suecas (equivalente a cerca de US$ 18 bilhões) e lucro operacional de 9,5 bilhões de coroas (US$ 1,1 bilhão) nos últimos seis meses do ano. Esses valores correspondem a um aumento de 8,2% nos lucros e de 4,9% nas receitas em comparação ao mesmo período de 2019, de acordo com a empresa sueca, desde 2010 controlada pela chinesa Geely.
Ainda segundo a fabricante, esse bom resultado se deveu principalmente à alta demanda pelo veículos eletrificados da marca, já que foram comercializados 391.751 automóveis no segundo semestre do ano passado, o que corresponde a uma elevação de 7,4% na comparação com o resultado do mesmo período de 2019.
Já em 2020 inteiro, a Volvo Cars registrou receitas de 263 bilhões de coroas (US$ 31,3 bilhões) e lucro de 8,5 bilhões de coroas (US$ 1 bilhão, aproximadamente). Além disso, a empresa afirma que conseguiu reduzir os custos fixos, medida que, combinada com a alta nas vendas, influenciou positivamente na geração de caixa e na liquidez.
“Agimos de forma decisiva para limitar o impacto da pandemia”, afirmou Hakan Samuelsson, CEO da Volvo Cars. “Após um reinício seguro de nossas operações, recuperamos fortemente e relatamos o melhor segundo semestre da história da empresa; também é promissor ver o rápido crescimento da demanda por nossa linha recarregável, que esperamos continuar em 2021”, completou.
A participação dos modelos plug-in em 2020 mais que dobrou em relação a 2019, o que permitiu à Volvo tornar-se líder na venda desse tipo de veículo entre as marcas premium. Já na China e nos Estados Unidos, os maiores mercados para a Volvo, houve recuperação após a queda registrada por conta da pandemia no primeiro semestre.
A expectativa para este ano é que a empresa siga crescendo, tanto em vendas, quanto nas receitas, com a aposta no retorno ao ritmo normal do mercado baseada na evolução dos programas de vacinação pelo mundo. Dessa forma, o crescimento, aliado à gestão contínua dos custos, podem até melhorar a lucratividade para níveis pré-pandemia. Além disso, a empresa pretende seguir investindo em novas tecnologias e em produtos, assim como continuar reduzindo seus níveis de emissões de CO2 por veículo, mantendo o objetivo anunciado de diminuí-las em 40% até 2025.
PERSPECTIVAS E DESEMPENHO NO BRASIL
No Brasil, a Volvo apresentou desempenho similar ao global, com o melhor segundo semestre de sua história em 2020. Foram licenciados 5.614 veículos, o que corresponde a uma alta de 12,7% em relação ao ano anterior. Essa performance permitiu à empresa se consolidar na vice-liderança entre as marcas premium e no topo do ranking de automóveis híbridos plug-in, e a marca iniciou 2021 mantendo esse ritmo.
“Começamos o ano reforçando as nossas conquistas de 2020; estamos cada vez mais consolidados na vice-liderança do mercado Premium brasileiro, ao mesmo tempo em que mantemos a liderança absoluta entre os SUVs premium e entre os veículos eletrificados”, declarou João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil. “Estamos muito otimistas para 2021”, completou. Em janeiro, a marca registrou 21,7% de participação no mercado premium e 32,5% entre os SUVs Premium. A Volvo lidera os segmentos com o XC40 e o XC60 e é a vice-líder com o XC90.