Publicidade

Volvo Cars registra seu melhor resultado de vendas no segundo semestre de 2020

Bom resultado se deu principalmente por conta da alta demanda pelos veículos eletrificados da marca


REDAÇÃO AB

A Volvo Cars comunicou que obteve seu melhor resultado de vendas no segundo semestre de 2020, com receita de 151 bilhões de coroas suecas (equivalente a cerca de US$ 18 bilhões) e lucro operacional de 9,5 bilhões de coroas (US$ 1,1 bilhão) nos últimos seis meses do ano. Esses valores correspondem a um aumento de 8,2% nos lucros e de 4,9% nas receitas em comparação ao mesmo período de 2019, de acordo com a empresa sueca, desde 2010 controlada pela chinesa Geely.

Ainda segundo a fabricante, esse bom resultado se deveu principalmente à alta demanda pelo veículos eletrificados da marca, já que foram comercializados 391.751 automóveis no segundo semestre do ano passado, o que corresponde a uma elevação de 7,4% na comparação com o resultado do mesmo período de 2019.

Já em 2020 inteiro, a Volvo Cars registrou receitas de 263 bilhões de coroas (US$ 31,3 bilhões) e lucro de 8,5 bilhões de coroas (US$ 1 bilhão, aproximadamente). Além disso, a empresa afirma que conseguiu reduzir os custos fixos, medida que, combinada com a alta nas vendas, influenciou positivamente na geração de caixa e na liquidez.

“Agimos de forma decisiva para limitar o impacto da pandemia”, afirmou Hakan Samuelsson, CEO da Volvo Cars. “Após um reinício seguro de nossas operações, recuperamos fortemente e relatamos o melhor segundo semestre da história da empresa; também é promissor ver o rápido crescimento da demanda por nossa linha recarregável, que esperamos continuar em 2021”, completou.

A participação dos modelos plug-in em 2020 mais que dobrou em relação a 2019, o que permitiu à Volvo tornar-se líder na venda desse tipo de veículo entre as marcas premium. Já na China e nos Estados Unidos, os maiores mercados para a Volvo, houve recuperação após a queda registrada por conta da pandemia no primeiro semestre.

A expectativa para este ano é que a empresa siga crescendo, tanto em vendas, quanto nas receitas, com a aposta no retorno ao ritmo normal do mercado baseada na evolução dos programas de vacinação pelo mundo. Dessa forma, o crescimento, aliado à gestão contínua dos custos, podem até melhorar a lucratividade para níveis pré-pandemia. Além disso, a empresa pretende seguir investindo em novas tecnologias e em produtos, assim como continuar reduzindo seus níveis de emissões de CO2 por veículo, mantendo o objetivo anunciado de diminuí-las em 40% até 2025.

PERSPECTIVAS E DESEMPENHO NO BRASIL

No Brasil, a Volvo apresentou desempenho similar ao global, com o melhor segundo semestre de sua história em 2020. Foram licenciados 5.614 veículos, o que corresponde a uma alta de 12,7% em relação ao ano anterior. Essa performance permitiu à empresa se consolidar na vice-liderança entre as marcas premium e no topo do ranking de automóveis híbridos plug-in, e a marca iniciou 2021 mantendo esse ritmo.

“Começamos o ano reforçando as nossas conquistas de 2020; estamos cada vez mais consolidados na vice-liderança do mercado Premium brasileiro, ao mesmo tempo em que mantemos a liderança absoluta entre os SUVs premium e entre os veículos eletrificados”, declarou João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil. “Estamos muito otimistas para 2021”, completou. Em janeiro, a marca registrou 21,7% de participação no mercado premium e 32,5% entre os SUVs Premium. A Volvo lidera os segmentos com o XC40 e o XC60 e é a vice-líder com o XC90.

Publicidade