Especialistas do setor de filtração estão otimistas para 2021
Assessoria de Imprensa -
Especialistas apontam para oportunidades no setor de filtração em segmentos de tratamento de água e efluentes, veículos, papel e celulose, petróleo e gás
A mensagem de especialistas do setor de filtração para 2021 é de otimismo, com algumas ressalvas. “Aprendemos muito com os desafios impostos pela pandemia da COVID-19. Cenários turbulentos trazem excelentes oportunidades de crescimento. As empresas se reinventaram e aquelas que se posicionaram rapidamente, como as que agiram logo nos meses de março e abril, no início da pandemia, conseguiram melhores resultados”, comentou João Moura, presidente da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, em evento transmitido pela TV Filtros, no YouTube, no dia 28 de janeiro, que abordou o tema “Perspectivas para o mercado de filtros em 2021”.
Segundo Paulo Nascimento, vice-presidente do setor automotivo da Abrafiltros, após a retração, o desempenho da produção e do comércio está caminhando para a retomada. “O setor de serviços foi o que mais sofreu, registrou queda, e ainda não conseguiu se restabelecer porque ainda há restrições de funcionamento”, afirmou Nascimento.
Ele explicou que, apesar dos licenciamentos de veículos leves, caminhões e ônibus terem apresentado queda de 26,2% em 2020, houve alguns pontos positivos. O resultado acabou desovando estoque de concessionárias e fábricas. De novembro para dezembro, caiu de 15 dias para 12. Além disso, Nascimento destacou outros pontos positivos que devem ajudar, em curto prazo, os resultados de 2021, entre eles, a recuperação da confiança do consumidor, desvalorização cambial impulsionando a exportação, reabertura do Moderfrota, forte recuperação das locadoras, safra recorde e melhoria da área plantada, programa Caminho da Escola e vacina Covid-19. Em longo prazo, citou o aumento na demanda por commodities agrícolas devido crescimento populacional e preço tornando o Brasil uma referência no setor e o Euro VI. Por outro lado, em curto prazo, há alguns fatores negativos a serem sanados, como custos mais altos decorrentes do câmbio, riscos de restrições sanitárias, taxa de desemprego elevada e problemas de demanda na cadeia automotiva. Em longo prazo, infraestrutura logística para escoamento da safra e baixo investimento no setor e aumento da eficiência em máquinas. No entanto, mesmo com alguns fatores negativos, a previsão é de alta na fabricação de autoveículos. “Para 2021, a produção de veículos leves deverá crescer 25% e de pesados, 23%, bem como de máquinas agrícolas”, concluiu.
Marco Antônio Simon, Gestor do Programa Descarte Consciente Abrafiltros, trouxe um panorama e perspectivas ligadas a área ambiental, em especial do programa de logística reversa do filtro do óleo lubrificante automotivo, implantado em São Paulo, Paraná, Espírito Santo e, recentemente, em Mato Grosso do Sul, que completa 9 anos em 2021, ultrapassando a marca de 20 milhões de filtros reciclados. Hoje, considerado referência pelos órgãos ambientais e governamentais. “A logística reversa é um caminho sem volta e mesmo com a pandemia não haverá relaxamento com relação a políticas ambientais”, advertiu Simon, que ressaltou que fatores, como a eleição de Joe Biden, a Comunidade Europeia e a valorização da conscientização ambiental global, aumentam a pressão externa e interna em prol de ações que protejam o meio ambiente. Por outro lado, há instabilidade política, econômica e social, eleições da Câmara e Senado, impeachment em pauta, desemprego que deve levar as pessoas a elencar prioridades, deixando de fazer revisões em veículos. Com relação a 2020, dados preliminares de associados da Abrafiltros levam a uma estimativa de queda no segmento de filtros de 12% a 15%. No entanto, para 2021, todo o trabalho que envolve o programa Descarte Consciente Abrafiltros segue a todo vapor, com novas regulamentações, aumento das exigências ambientais e fiscalizações para empresas e sistemas de logística reversa, retomada de trabalhos das Secretarias de Meio Ambiente Estaduais, manutenção das implantações estaduais e renovação de Termos de Compromisso em São Paulo, Paraná e Espírito Santo e novas implantações de sistemas estaduais de logística reversa de filtros em 2022.
Confiante em 2021, o Prof. Dr. Fábio Campos, Coordenador da Câmara Setorial de Filtros para estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso – CSFETAER, mostrou oportunidades no mercado de membranas de filtração em Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e Tratamento de Efluentes Não Domésticos. “Este mercado está em ascensão devido a padrões mais rígidos com relação ao meio ambiente, escassez hídrica, Novo Marco Legal do Saneamento e produção nacional”, comentou Campos, acrescentando que o Projeto de Lei 2451/20, que tornará obrigatório o reúso de água também estimulará o setor. Disse que diversos shoppings no País já aplicam água de reúso em banheiros e sistemas de resfriamento, economizando água potável. Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers – ABRASCE, 56% dos shoppings já tratam seus próprios esgotos e/ou produzem água de reúso.
José Alexandre Marques, especialista no Setor de Filtração Industrial, Consultor e Diretor da JAM Treinamentos, reafirmou que haverá muitas oportunidades de negócios em 2021, com alguns desafios. “Só precisará de planejamento e ação”, disse. No segmento de papel e celulose, segundo Marques, estão previstos investimentos de diversas empresas na casa de bilhões, sinalizando maior produtividade, gerando, assim, oportunidades em filtração de processos. O setor de petróleo e gás investirá fortemente em exploração e produção, principalmente, em pré-sal. “Há muita demanda devido à política ambiental, onde entra a filtração”, comentou.
O mercado de bebidas padeceu com falta de embalagens, mas em 2021 deverá recompor margens, com a entrada de mais garrafas. No entanto, pode sofrer com elevação de impostos e altos custos devido insumos importados.
Na área de saúde e beleza, os cosméticos devem manter crescimento de 5%. “O Brasil é o quarto maior mercado do mundo”, ressaltou. Os fármacos também devem continuar crescendo. “Há alguns desafios, mas há capacidade do setor de filtração vencer. Teremos oportunidades em todos os segmentos”, disse Marques, finalizando: “Basta ter atitude, explorar nichos, ter maior contato com clientes, usando o digital, apresentando mais conteúdo e informações”.
O programa teve como mediador Adriano Bonazio, gerente de Comunicação & Marketing da Abrafiltros. Para acessar e assistir o conteúdo na integra, basta acessar a TV Filtros no link www.youtube.com.br/tvfiltros.
O próximo evento acontecerá dia 25 de fevereiro, às 15h, com o tema “Investimento Pessoal: Dicas do que fazer e o que não fazer em 2021”.
Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água e efluentes – ETA e ETE, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.