Qatar Petroleum da início ao maior projeto de gás natural liquefeito do mundo

North Field East Project (NFE) aumentará a capacidade de produção de GNL do catar de 77 milhões de toneladas por ano (MMTPA) para 110 MMTPA


A Qatar Petroleum tomou a decisão final de investimento para desenvolver o North Field East Project (NFE), o maior projeto de GNL do mundo, que aumentará a capacidade de produção de GNL do Catar de 77 milhões de toneladas por ano (MMTPA) para 110 MMTPA.

Além do GNL, o projeto produzirá condensado, GLP, etano, enxofre e hélio. O início da produção está previsto para o quarto trimestre de 2025 e sua produção total atingirá cerca de 1,4 milhão de barris de óleo equivalente por dia.

A decisão de prosseguir com o investimento foi anunciada durante a cerimônia de assinatura realizada no dia 08 de fevereiro (segunda-feira), para celebrar a execução do contrato chave de engenharia, aquisição e construção (EPC) onshore do projeto. O contrato foi assinado por Sua Excelência o Sr. Saad Sherida Al-Kaabi, o ministro de Estado para Assuntos de Energia, o presidente e CEO da Qatar Petroleum, o Sr. Kazushi Okawa, o presidente do Conselho e CEO da Chiyoda Corporation, e o Sr. Arnaud Pieton, presidente da Technip Energies, na presença de executivos seniores da Qatar Petroleum, Qatargas, Chiyoda e Technip.

O escopo principal do contrato EPC é a construção de 4 mega trens de GNL com capacidade de 8 MMTPA cada, com instalações associadas para tratamento de gás, recuperação de líquidos de gás natural, bem como extração e refino de hélio dentro da Cidade Industrial de Ras Laffan.

Durante a cerimônia de assinatura, Sua Excelência o Sr. Al-Kaabi agradeceu aos executivos presentes da Chiyoda e da Technip, e disse: — A execução deste contrato EPC marca o início da construção do Projeto North Field East LNG, e é um importante marco na jornada de crescimento estratégico da Qatar Petroleum de maneira sustentável. O custo total do projeto NFE será de 28,75 bilhões de dólares, o que o torna um dos maiores investimentos do setor de energia nos últimos anos, além de ser a maior adição de capacidade de GNL de todos os tempos, e o projeto de GNL mais competitivo do mundo. Este projeto irá gerar receitas substanciais para o estado do Catar e terá benefícios significativos para todos os setores da economia do Catar durante a fase de construção e depois—.

Destacando a importância deste evento no contexto da indústria global de GNL e energia, Sua Excelência disse: — Este evento é de particular importância, pois ocorre em um momento crítico em que o mundo ainda está sofrendo com os efeitos de uma pandemia global e relacionados economias deprimidas. Esta decisão de investimento é uma demonstração clara do compromisso inabalável do Estado do Catar em fornecer ao mundo a energia limpa de que ele precisa—.

— A decisão de hoje é ainda mais significativa, considerando que engloba uma série de investimentos ambientais concretos em apoio ao nosso forte compromisso de alcançar os mais altos padrões ambientais e fornecer uma solução confiável na transição energética de baixo carbono. Um dos elementos ambientais mais importantes do projeto NFE é seu sistema de captura e sequestro de CO2 (CCS), que será integrado ao nosso esquema CCS mais amplo em Ras Laffan, que - uma vez totalmente operacional - será o maior de seu tipo em termos de capacidade na indústria de GNL, e será uma das maiores já desenvolvidas em qualquer lugar do mundo — Sua Excelência o ministro Al-Kaabi, acrescentou.

Além do esquema CCS, o projeto NFE terá uma série de elementos que fornecem a este projeto uma proposta ambiental positiva única, tais como: — Uma parte significativa das necessidades de energia elétrica do projeto será fornecida pela rede elétrica nacional do Qatar, e a Qatar Petroleum está em processo de aquisição de energia da usina solar de 800 megawatts atualmente em construção em Al-Kharsaah, além de outra 800 megawatts de energia solar que a Qatar Petroleum construirá em um futuro próximo como parte de seus planos de ter um portfólio de energia solar de mais de 4.000 megawatts até 2030;

— Um sistema de recuperação de 'jetty boil-off gas', que ajudará a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) em aproximadamente mais 1 MMTPA de equivalente CO2;

— O projeto conservará 10,7 milhões de metros cúbicos de água por ano, com a recuperação de 75% da água terciária da usina;

— As emissões de NOx serão reduzidas em 40% por meio da aplicação da tecnologia Dry Low NOx aprimorada.

SE Sr. Al-Kaabi concluiu suas observações dizendo: “Gostaria de expressar nossa sincera gratidão a Sua Alteza Sheikh Tamim Bin Hamad Al Thani, o emir do estado do Qatar, por sua orientação e apoio inabalável à Qatar Petroleum e à Qatar's setor de energia.

O projeto NFE representa a primeira fase da expansão de GNL no estado do Qatar, enquanto a segunda fase, conhecida como North Field South Project (NFS), aumentará ainda mais a capacidade de produção de GNL do Catar de 110 MMTPA para 126 MMTPA. Com uma data de início de produção prevista para 2027, o projeto NFS envolve a construção de dois mega trens de GNL adicionais (com uma capacidade de 8 MMTPA cada) e instalações offshore e onshore associadas. O projeto NFS foi iniciado como resultado das atividades de avaliação onshore bem-sucedidas da Qatar Petroleum no Campo Norte e tem como objetivo a monetização do gás do setor sul do Campo Norte. À medida que essas atividades de avaliação continuam, a Qatar Petroleum está avaliando outras expansões de capacidade de GNL além de 126 MMTPA.

Publicidade