Empresa gaúcha Unylaser expande exportações de peças e componentes em aço especial para o Canadá
Automotive Business -
Empresa concretizou no início de 2021 uma parceria com a Munden Ventures, especialista em transporte florestal e manutenção de frotas no Canadá
REDAÇÃO AB
A Unylaser concretizou no início de 2021 parceria com a Munden Ventures, especialista em transporte florestal e manutenção de frotas no Canadá, para exportar cerca de 200 toneladas de peças e componentes em aço especial que equipam carretas para o transporte de toras de madeira. A meta inicial da empresa do Grupo PCP Steel, de Caxias do Sul (RS), é superar os R$ 2,6 milhões em volume de negócios. No ano passado, a Unylaser registrou alta de 24% no faturamento total em relação a 2019, o melhor resultado desde sua criação, em 2003.
A parceria entre a empresa brasileira e a canadense Munden foi firmada após cinco anos de relação e intercâmbio de informações. Resulta desta cooperação a abertura de uma nova empresa, a Edge Steel Solutions, que funcionará como um escritório para prospecção de novos negócios no Canadá. Sua função será a de atuar no fortalecimento de parcerias em segmentos onde a Munden já atua na região e também agregar o portfólio da Unylaser para o mercado canadense.
De acordo com Fernando dos Reis, gerente de exportação da empresa, a ampliação da base de negócios da marca no Canadá é expressiva porque ocorre em um período de pandemia, com a economia mundial retraída e buscando recuperação. “Ter um parceiro forte, com alta capacidade de resposta às demandas e mudanças de mercado, é pré-requisito para a abertura de novas frentes internacionais”, afirma. Segundo Reis, o Canadá é estratégico porque possui mercado florestal amplo, permitindo uma participação maior dos fueiros (hastes de aço que sustentam as toras nas carretas) produzidos pela Unylaser, além de poucos players focados em aços de alta resistência, uma característica do fueiro Raptor, carro-chefe da linha florestal.
EXPECTATIVA DE CRESCIMENTO ACIMA DE 30% EM 2021
Para 2021, a expectativa é de crescimento acima de 30%, aumento da presença em toda a América e ampliação dos negócios na Europa. “A Unylaser tem planos arrojados para os próximos anos. Novas unidades industriais e parcerias internacionais estão no plano estratégico da empresa”, informa Humberto Cervelin, diretor geral do Grupo PCP Steel. BR>
Além do Canadá, a Unylaser exporta produtos para o Uruguai, Chile, Colômbia e Estados Unidos. A empresa também fechou novos contratos de venda do Raptor em Portugal no começo de 2021.
O aumento de 24% no faturamento em 2020 refletiu no acréscimo entre 20% e 25% no número de novos funcionários, permitindo criação de postos de trabalho para atuação em dois turnos com foco no atendimento de todas as demandas do mercado interno e externo. De acordo com Cervelin, mesmo com queda brusca no faturamento registrada nos primeiros três meses do ano passado, a retomada observada no segundo semestre recuperou as perdas e também permitiu crescimento. Esse cenário foi possível, segundo o executivo, porque a Unylaser aposta em mercados menos sensíveis a crises, como setor agrícola e exportações.