Eaton investe no desenvolvimento de canais digitais para facilitar a gestão de operação e logística dos distribuidores
Automotive Business -
Outra novidade é o portal de garantia, que permite solicitações e acompanhamentos digitais
REDAÇÃO AB
A Eaton tem investido no desenvolvimento de canais digitais para facilitar a gestão de operação e logística dos distribuidores, concessionárias e mecânicos. Suas recentes novidades são o portal de garantia, que entrou no ar este mês e permite ao usuário solicitar e acompanhar o status completo da avaliação do problema, e a plataforma de logística reversa. Anunciado pela área de aftermarket da empresa, o sistema oferece um controle completo da compra e retorno de caixas de câmbio e embreagens remanufaturadas.
Após a implementação do sistema, segundo a Eaton, o índice de devolução das carcaças – que faz parte da remanufatura – dobrou em relação ao processo anterior. “A logística de produtos remanufaturados pode ser bastante complexa e a plataforma de logística reversa permite fazer uma administração integral desse processo, demonstrando de forma automatizada toda operação de saída e retorno de materiais, assim como prazos de devolução. Tudo com transparência e praticidade”, explica Fernando Piton, gerente de vendas nacional da Eaton. O projeto foi desenvolvido por uma startup brasileira e ajudou no aumento da procura pelos produtos remanufaturados.
Para desenvolver o portal de garantia a empresa trabalhou com a Scherer como cliente piloto, uma distribuidora de peças para carros, caminhões e tratores focada nos mercados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Os resultados animaram Michael Facin, coordenador de garantias da Scherer. “A plataforma é prática, de fácil entendimento e agiliza nossa resposta para o cliente final, impactando diretamente na satisfação pelo serviço”, comenta Facin. “Dentre as vantagens do recurso está a transparência de todo o procedimento, pois conseguimos acompanhar os status em tempo real”, completa. A ferramenta está disponível para toda a rede de distribuidores Eaton.
Em 2020, a Eaton já havia anunciado plataformas como o Order Center, canal próprio de e-commerce, e investiu em canais como My.Eaton e o novo site para o Serviço de Campo. Com o desenvolvimento da plataforma de logística reversa, a empresa reforça sua parceria com startups no Brasil, que já foram responsáveis pela execução da ferramenta interna de CRM e também do aplicativo goECO.