Publicidade

Meritor inicia produção do seu novo eixo elétrico para veículos comerciais médios e pesados

Produto vai ser o primeiro desenvolvido pela marca global Blue Horizon, unidade de negócio dedicada a novas tecnologias para a mobilidade


REDAÇÃO AB

A Meritor anuncia para o começo do segundo semestre o início da produção do seu eixo trativo elétrico 14Xe, destinado a veículos comerciais médios e pesados. É o primeiro produto desenvolvido pela marca global Blue Horizon, unidade de negócio dedicada a novas tecnologias para a mobilidade. No início de 2020 a companhia fechou o primeiro contrato de produção com a Paccar na América do Norte para os caminhões Blue Horizon Kenworth T680 e Peterbilt 579 e 520. O novo eixo será produzido nas plantas da Meritor em Asheville e Forest City, Carolina do Norte (EUA).

“O 14Xe foi testado em várias condições em todo o mundo com diversos OEMs, tipos de veículos e aplicações, para oferecermos à indústria uma tecnologia de trem-de-força elétrica comprovada", afirma T.J. Reed, vice-presidente de eletrificação global da Meritor.

Três outros acordos de fornecimento do Blue Horizon 14xe foram anunciados pela Meritor: para os veículos Classe 8 da empresa canadense Lion Eletric, com contrato de três anos e início de produção no fim de 2021; para caminhões de coleta de lixo da Autocar, LLC Trucks, nos EUA, que começarão a ser produzidos em 2022; e para a Volta Trucks, startup de veículos comerciais elétricos com sede em Londres, Inglaterra, para equipar o Volta Zero, caminhão elétrico de 16 toneladas, projetado para distribuição de mercadorias em centros urbanos, que entra em produção também em 2022.

EIXO PARA CAMINHÕES A PARTIR DE 8 TONELADAS

Apresentado no Brasil em 2019 durante a Fenatran, o Blue Horizon 14Xe conta com um motor elétrico central, com versões de transmissão simples e duas velocidades na configuração Standard, e duas e três velocidades na configuração Premium. Motor e transmissão estão integrados ao eixo trativo, o que abre mais espaço para bateria, inversores e outros componentes necessários à propulsão elétrica.

O Blue Horizon 14Xe possui arquitetura modular e foi desenhado para equipar caminhões médios e pesados a partir de 8ton PBT. O novo eixo está sendo desenvolvido para uso em múltiplas configurações e aplicações, e é montado em uma carcaça convencional que facilita a integração com o veículo. O 14Xe oferece três opções de potência contínua: 150, 180 e 200kW. Conta ainda com a opção de utilizar reduções nas extremidades das rodas para aumento da capacidade de torque.

Publicidade