Publicidade

Fevereiro confirma tendência de desaceleração das vendas de veículos leves no País

Volume de emplacamentos foi de 158.237 unidades e é o pior dos últimos seis meses, representando uma queda de quase 17% sobre o mesmo mês de 2020


PEDRO KUTNEY, AB (COM DADOS DA AUTOINFORME)

Fevereiro confirmou e aprofundou a tendência de desaceleração das vendas de veículos leves no País, que começou a se mostrar desde o início de 2021. O volume de emplacamentos de 158.237 unidades é o pior dos últimos seis meses, representando queda de quase 17% sobre o mesmo mês de 2020, segundo números obtidos pela Autoinforme.

Mesmo com o feriado de carnaval cancelado pela pandemia de coronavírus e maior número de dias úteis em relação a fevereiro de 2020, a média de 20 dias de emplacamentos de 7.911 unidades também é a menor em seis meses, ficando 2,7% abaixo dos 8.128 licenciamentos em cada um dos 19 dias úteis do mesmo mês do ano passado.

Com os números fechados de fevereiro, o primeiro bimestre totalizou 320,8 mil emplacamentos de veículos leves, volume quase 15% inferior ao somado no mesmo período de 2020.

O recrudescimento das infecções e mortes pela Covid-19 vem aumentando as restrições à circulação de pessoas e ao comércio, reduzindo o fluxo das concessionárias com evidente queda de negócios, também afetados pela baixa na confiança do consumidor, carros mais caros (em 2020 a média de reajustes nos preços girou em torno de 16% e este ano já houve aumentos da ordem de 5%) e também pela falta de produtos a entregar por causa da falta de componentes que está interrompendo ou atrasando a produção em várias fábricas no País.

Publicidade