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Toyota confirma que a partir de abril vai encerrar as vendas no Brasil do Etios

Hatch e sedã continuarão sendo vendidos em mercados sul-americanos


PEDRO KUTNEY, AB

Ao mesmo tempo em que começou a produzir comercialmente este mês o SUV médio-compacto Corolla Cross em sua fábrica de Sorocaba (SP), a Toyota confirmou na terça-feira, 2, que a partir de abril vai encerrar as vendas no Brasil do Etios, que inaugurou em 2012 a planta paulista da montadora, que desde então produziu no País cerca de 620 mil unidades das versões hatch e sedã do modelo. Mas o compacto ainda continuará sendo produzido exclusivamente para exportação a mercados sul-americanos, como Argentina, Peru, Paraguai e Uruguai.

Segundo a Toyota, a decisão de encerrar a carreira do Etios no mercado brasileiro foi tomada para abrir mais espaço à produção “de um novo modelo em Sorocaba” – no caso, o Corolla Cross, que deve começar a ser vendido a partir de 25 março. “Decidimos, estrategicamente, focar a produção para ganhar força de oferta neste novo modelo, mas sem abrir mão da importante missão que o Etios possui na América Latina”, justificou Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

A estratégia se baseia no declínio do segmento de carros populares no Brasil, que atingiu mais severamente os menos atraentes em design como é o caso do compacto da marca japonesa. Em 2020 o Etios foi o modelo nacional menos vendido da Toyota – vendeu menos até do que o SUV SW4 feito na Argentina que custa mais de R$ 200 mil –, com apenas 8.699 unidades do hatch emplacadas no ano inteiro, na 43ª posição entre os carros mais vendidos do País, e 5.308 do sedã, no 48º posto do ranking.

Além do desempenho fraco do Etios no mercado nacional, a Toyota oferece opção mais moderna e atraente aos brasileiros, o Yaris hatch e sedã, fabricado na mesma planta desde 2018. Com a introdução de mais um modelo, a Toyota espera aumentar em 30% a produção no Brasil este ano em comparação com 2020 e quer utilizar toda a capacidade instalada de 110 mil unidades/ano da fábrica de Sorocaba. Assim não faria sentido ocupar espaço com um modelo antigo, pouco vendido e pouco rentável.

“O Etios já era fabricado na Ásia três anos antes de começar a ser produzido no Brasil, em 2012. O modelo já tem 10 anos e está no fim de seu ciclo de vida. O Yaris é mais atualizado para o cliente brasileiro”, disse Masahiro Inoue, CEO da Toyota Latin America.

A Toyota projeta produzir 170 mil veículos no Brasil em 2021, 110 mil deles em Sorocaba (incluindo a família Yaris, Etios e o novo Corolla Cross) e mais 50 mil em Idaiatuba (SP), onde é fabricado o sedã Corolla. Deste total, a montadora espera exportar quase 30% a outros mercados latino-americanos – e o Etios ainda deverá colaborar com uma pequena parte dessa marca enquanto houver demanda. Desde 2013, a Toyota do Brasil vendeu mais de 180 mil unidades do compacto para países da região.
 

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