Qatar Petroleum anuncia a adjudicação de um contrato de engenharia, aquisição e construção com a Samsung C&T Corporation

Para instalações de armazenamento e carregamento de GNL


A Qatar Petroleum anuncia a adjudicação de um importante contrato de engenharia, aquisição e construção (EPC) com a Samsung C&T Corporation para a expansão das instalações de armazenamento e carregamento de GNL localizadas na Cidade Industrial de Ras Laffan como parte do Projeto North Field East (NFE).

O contrato EPC foi assinado no dia 1º de março (segunda-feira) por Sua Excelência o Sr. Saad Sherida Al-Kaabi, o ministro de Estado para Assuntos de Energia, o presidente e CEO da Qatar Petroleum, e o Sr. Oh Se-chul, o presidente e CEO da Samsung C&T, durante uma cerimônia especial na Qatar Petroleum Headquarters e na presença de altos funcionários da Qatar Petroleum e Qatargas.

O contrato, avaliado em mais de US$ 2 bilhões (incluindo opções), foi concedido em uma base única e é a segunda maior concessão de contrato EPC onshore para o projeto NFE. Em 8 de fevereiro de 2021, a QP concedeu o contrato EPC para a construção de quatro megatrens de GNL com instalações associadas para a Joint Venture Chiyoda Technip. A concessão deste contrato para a expansão das instalações de armazenamento e carregamento de GNL representa mais um marco importante no caminho para aumentar substancialmente a capacidade de produção de GNL do Estado do Qatar.

Ambos os contratos representam o culminar do trabalho de engenharia e design de ponta que começou no início de 2018. Quando concluído, o Projeto NFE aumentará a capacidade de produção de GNL do Estado do Qatar de 77 milhões para 110 toneladas por ano (MTPA). A segunda fase da expansão planejada de GNL, o Projeto North Field South (NFS), aumentará ainda mais a capacidade de produção de GNL do Qatar de 110 MTPA para 126 MTPA até 2027.

Comentando nesta ocasião, Sua Excelência o Sr. Saad Sherida Al-Kaabi, ministro de Estado para Assuntos de Energia, presidente e CEO da Qatar Petroleum, disse: —A adjudicação deste contrato marca mais um passo concreto para o desenvolvimento do nosso gás natural recursos, e melhorando nossa posição como o maior e mais confiável produtor de GNL do mundo—.

Sua Excelência o ministro Al-Kaabi acrescentou: —Este contrato prevê a expansão da infraestrutura existente necessária para garantir o carregamento seguro e a entrega no prazo de nossas cargas de GNL para nossos clientes internacionais em todo o mundo. Seu escopo inclui três tanques de GNL e três berços de carregamento de GNL para NFE, e opções para dois tanques de GNL e um berço de GNL para o projeto NFS, e todos os tubos, linhas e linhas de carregamento associados—.

Sua Excelência concluiu seus comentários dizendo: —Estamos ansiosos para trabalhar com a Samsung para entregar este importante componente do projeto de Expansão do Campo Norte de maneira segura, oportuna e eficiente. Estou muito satisfeito que as atividades de engenharia detalhada sob o contrato ocorrerão no Qatar, alavancando assim a crescente capacidade técnica para o desenvolvimento de grandes projetos no país—.

De acordo com a prática estabelecida da Qatar Petroleum, atenção especial é dada para apoiar os mais altos padrões ambientais, empregando um design de alta eficiência e aplicando as melhores tecnologias disponíveis da indústria para reduzir as emissões de gases e efluentes. Este contrato, em particular, inclui a expansão dos sistemas que visam a eliminação da queima durante o carregamento dos navios de GNL. Além disso, a recuperação do 'gás de ebulição do cais' ajudará a reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Publicidade