Diversidade agrega valor a qualquer organização

Marcellus Puig, vice-presidente de RH da Volkswagen Brasil, acredita que diferença de ideias entre homens e mulheres só beneficia as empresas


GIOVANNA RIATO, AB

Homens e mulheres podem trazer abordagens diferentes para resolver o mesmo desafio, algo capaz de agregar valor a qualquer organização. É isso que defende Marcellus Puig, vice-presidente de recursos humanos da Volkswagen Brasil e América do Sul. Nesta Semana da Mulher, a pedido de AB Diversidade, o executivo responde a duas perguntas sobre o desafio de promover equidade de gênero no segmento.

"Diversidade agrega valor em toda a cadeia, em todas as atividades e áreas. Homens e mulheres são diferentes e há muito valor nessa diferença", aponta.

Apesar do interesse de uma série de lideranças de fomentar a mudança do cenário, a indústria automotiva ainda abre pouco espaço para as mulheres: em cargos de alta gestão elas representam apenas 6%, conforme aponta a pesquisa Liderança do Setor Automotivo, feita por Automotive Business com a coordenação técnica da MHD Consultoria e parceria da Mandalah. Dentro de todo o segmento, elas somam apenas 19% da força de trabalho, com maiores desafios, mas menores oportunidades e salários (veja aqui), segundo o estudo Diversidade no Setor Automotivo.

Qual é a importância da equidade de gênero para o setor automotivo?

Há muito valor na forma em que mulheres e homens olham para o mesmo tema, como propõem soluções diferentes, como lideram suas equipes de forma diferente. E isso é muito bom. É essa diversidade que queremos no nosso negócio. Isso agrega valor em toda cadeia, em todas as atividades e áreas. Homens e mulheres são diferentes e há muito valor nessa diferença.

Além das ações corporativas, de que forma você fomenta individualmente a equidade de oportunidades para as mulheres na Volkswagen?

A Volkswagen tem como objetivo promover a diversidade. Temos como meta aumentar a participação de mulheres executivas. Oferecemos o programa de mentoria para mulheres para as nossas empregadas identificadas com alto potencial de gestão. Em 2020, fizemos a 1º Semana da Diversidade da VW na região SAM (que inclui América do Sul, América Central e Caribe), promovendo o debate sobre diversos temas, inclusive sobre a equidade de gênero.

A Volkswagen do Brasil assinou em 2020 aos Princípios de Empoderamento da Mulher – programa da ONU Mulheres e do Pacto Global das Nações unidas que visa promover a igualdade de gênero em todas as atividades sociais e da economia. A adesão à iniciativa tornou público o compromisso da alta liderança da VW do Brasil com os princípios estabelecidos pelo programa e seu compromisso com a responsabilidade social.

Ações corporativas são incentivadores e importantes, mas a mudança parte de cada um de nós e de como lidamos com as situações. Procuro dar o exemplo para quem está à minha volta com respeito, atitudes positivas e tratando as pessoas de forma igual, independentemente do gênero ou da singularidade de cada indivíduo.

Publicidade